Principal
Advogados
Artistas / Autores
Associações
Auto-Escolas
Beleza / Saúde
Condomínios
Contabilidade
Creches
Diversão / Esportes
Design de Interiores
Identificação
Locação de Veículos
Máquinas de Costura
Marmores / Granitos
Médicos
Portais Diversos
Prefeituras
Produtos Naturais
Toners / Cartuchos
Segurança
Serviços de Internet
Sondagem de Solo
Treinamentos
  
  
  
 
Sua empresa na Internet
 
06/10/2014
Internet
Computação em nuvem, um antídoto contra a recessão
A economia brasileira entrou em recessão técnica. As perspectivas no curto prazo não são as mais positivas, e empresários vivem um cenário de incerteza diante dos próximos meses. Como responder então ao desafio latente de aumentar a competitividade de sua empresa? Estudos mostram, que nos momentos de crise, empresas que fizeram mais com menos, diminuindo gastos e aumentando investimentos nas áreas estratégicas, foram as grandes vencedoras. Para aumentar a eficiência da sua empresa, não há aliado mais forte do que a tecnologia, porque ela ajuda a aumentar a produtividade na sua empresa. Ela transforma a maneira como produzimos, ao automatizar atividades repetitivas e tornar mais fluidos os processos de trabalho.

A tecnologia evolui por ciclos e estamos em plena ebulição da tecnologia da informação na sua faceta contemporânea: a Computação em Nuvem. A nuvem transforma o jeito como as empresas consomem TI: ao invés de comprar, elas alugam tecnologia. A mudança ocorre graças à capilaridade da banda larga, à disseminação da internet, à evolução dos processadores e da forma de se desenvolver softwares.

Ao alugar tecnologia, os empresários poupam tempo, dinheiro e uma série de preocupações como instalação, manutenção, monitoramento e operação dos sistemas.

Ou seja, para ter acesso à tecnologia que vai aumentar a produtividade da sua empresa, você não precisa mais comprar um servidor, licenciar uma aplicação, treinar um time de analistas de sistemas. Você pode simplesmente alugar todos esses insumos. Dessa forma, o empresário paga por aquilo que usar, sem fidelização, e, se em determinado dia ou horário, precisar consumir mais, o mundo da computação em nuvem o atenderá, em tempo real, sem burocracia, como se ele estivesse consumindo energia elétrica da tomada. 

Usufruir de serviços de TI na nuvem reduz custos quando comparado ao modelo tradicional de compra de sistemas – questão fundamental em tempos de recessão e controle de gastos. É uma questão de ganho de escala. Um fornecedor especializado em soluções em nuvem administra milhares de servidores, em um ambiente computacional com recursos compartilhados, e opera a custos unitários muito mais baixos. Assim, provê o serviço a um custo mais competitivo do que é possível alcançar dentro das empresas.

O compartilhamento de recursos é uma das grandes alavancas da computação em nuvem em regime público. Funciona assim: quando o servidor de um cliente está com baixo uso de memória, os recursos computacionais ociosos são colocados à disposição de outro servidor com maior demanda. Essa prática tem como resultado eficiência e redução de custos. Caso a aplicação da empresa exija recursos dedicados, é possível ainda rodar o ambiente de nuvem em regime privado. 

Ao terceirizar as atividades de TI, o empresário delega a um parceiro atividades especializadas e abre espaço na agenda para cuidar do que realmente importa: o negócio principal de sua companhia. Eu costumo dizer que o nosso trabalho, no setor de tecnologia, é fazer com que nossos clientes não se preocupem com tecnologia. Assim, eles podem investir nos aspectos únicos e determinantes do sucesso de sua empresa, que não podem ser terceirizados e que são a razão de existir da companhia.

A desaceleração econômica chegou? Os números indicam que sim. Temos duas opções: desacelerar nossos negócios ou transformá-los, por meio do uso inteligente da computação em nuvem. Meu conselho: saia na frente. O mercado vai retomar, forte, e você pode liderar essa retomada.
Fonte: Administradores
« Voltar
 
Desenvolvido por:
Portal Big Belém - Aqui estão os melhores de Belém!
Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 428 - CEP: 66015-240
Batista Campos - Belém/PA
Fone: (91) 3263-0989
Sistema Antistress: