Principal
Advogados
Artistas / Autores
Associações
Auto-Escolas
Beleza / Saúde
Condomínios
Contabilidade
Creches
Diversão / Esportes
Design de Interiores
Identificação
Locação de Veículos
Máquinas de Costura
Marmores / Granitos
Médicos
Portais Diversos
Prefeituras
Produtos Naturais
Toners / Cartuchos
Segurança
Serviços de Internet
Sondagem de Solo
Treinamentos
  
  
  
 
Mulheres de Sucesso
 
21/04/2014
Mulheres de Sucesso
Ícone do empreendedorismo feminino, ela transformou a loja dos tios em um império
Exemplo para todas as gerações
Em 1956, em uma de suas viagens a Franca, no interior paulista, o caixeiro-viajante Pelegrino conheceu a balconista Luiza. Um ano depois, estavam casados e dando os primeiros passos na empresa que, anos mais tarde, revelaria aquela que é considerada hoje a mulher de negócios mais bem-sucedida do país – a ponto de ser convidada pela presidente Dilma Rousseff para ocupar a cadeira de ministra da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. 

Depois de comprar uma loja de móveis e eletrodomésticos chamada A Cristaleira, Pelegrino e Luiza promoveram um concurso na rádio local para escolher um novo nome para o estabelecimento. Ganhou Magazine Luiza. O negócio ia bem, mas a verdadeira explosão estava por vir. Luiza Helena Trajano, que cresceu dentro da loja dos tios, logo começou a mostrar seu talento empreendedor. No fim dos anos 1970, passou a fazer parte da direção da loja. No início dos anos 1980, ela informatizou a empresa (os computadores ainda eram uma novidade no Brasil), ajudou a abrir 32 filiais e montou um centro de distribuição em Ribeirão Preto. 

Em 1991, dona Luiza mandou um bilhete à sobrinha: “Logo vou fazer 62 anos. Estou ficando velha. Acho melhor você assumir o Magazine”. Decisão feliz. Luiza Helena diminuiu o poder da família e aumentou o dos funcionários, inaugurou a primeira loja virtual e passou a comprar concorrentes. Seu sucesso à frente do negócio chegou até a Harvard Business School, que designou pesquisadores para analisar o “fenômeno”. 

Em junho de 2011, a rede anunciou a compra de 121 lojas do Baú da Felicidade, do Grupo Silvio Santos, por R$ 83 milhões. Atualmente, o Magazine Luiza tem 613 lojas em 430 cidades e 21 mil funcionários. Faturou, em 2010, R$ 5,3 bilhões. 
BigBelem
« Voltar
 
Desenvolvido por:
Portal Big Belém - Aqui estão os melhores de Belém!
Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 428 - CEP: 66015-240
Batista Campos - Belém/PA
Fone: (91) 3263-0989
Sistema Antistress: