Principal
Advogados
Artistas / Autores
Associações
Auto-Escolas
Beleza / Saúde
Condomínios
Contabilidade
Creches
Diversão / Esportes
Design de Interiores
Identificação
Locação de Veículos
Máquinas de Costura
Marmores / Granitos
Médicos
Portais Diversos
Prefeituras
Produtos Naturais
Toners / Cartuchos
Segurança
Serviços de Internet
Sondagem de Solo
Treinamentos
  
  
  
 
Monte seu Negócio
 
1/5/2014
Veja como montar uma CRIAÇÃO DE ABELHAS
As exportações de mel alcançaram o valor de US$ 1.098.102,00 em setembro de 2007. De 2006 para 2007 o Brasil passou de sétimo lugar para o quarto maior exportador de mel para os Estados Unidos, entretanto, nos quatro primeiros meses de 2008 caiu para a quinta posição , em função do grande aumento das exportações de mel do Vietnam e da Índia.

Segundo estimativas da Confederação Brasileira de Apicultura, o Brasil possuía em janeiro de 2004 cerca de 4 milhões de colméias, produzindo 33.000 toneladas ao ano. Estima-se que a produtividade da atividade no Brasil seja de 30 kg de mel por colméia, ao ano. A produtividade pode dobrar em poucos anos, com as melhorias técnicas que vêm sendo desenvolvidas.

A maior parte dos produtores de mel é formada por pequenos e médios apicultores que possuem em média, menos de 100 colméias e que estão normalmente ligados a associações ou cooperativas apícolas.

Pesquisas realizadas pelo SEBRAE e pela Universidade de São Paulo - USP em quatro regiões do país - sendo que nos estados da região nordeste foi realizada pelo SEBRAE, e em Ribeirão Preto pela USP - demonstram que não mais de 29% da população brasileira consome mel diariamente. Há uma percepção da relação entre o consumo do mel e o baixo poder aquisitivo da população brasileira, já que o mel é considerado um produto caro.

Pesquisa da ONU/FAO, realizada em 2006, demonstra que enquanto os Estados Unidos e a Alemanha possuem um consumo de 540 gramas/pessoa ao ano e 1.007 gramas por pessoa ao ano, respectivamente, no Brasil estes números situam-se em 22 gramas/pessoa ao ano.

Além de tudo a produção de mel, gera subprodutos como cera, própolis, pólen geléia real e apitoxina. Todos esses produtos são muito valorizados pelas indústrias de nutrição, farmacêutica e de cosméticos.

É um mercado com grande potencial de crescimento, especialmente para o consumo no mercado interno, o que evidencia uma atividade bastante interessante do ponto de vista comercial.
MANUAL COMPLETO COM:
Apresentação do Negócio
Mercado
Localização
Exigências legais específicas
Estrutura
Pessoal
Equipamentos
Matéria Prima / Mercadoria
Organização do processo produtivo
Automação
Canais de distribuição
Investimentos
Capital de giro
Custos
Diversificação / Agregação de valor
Divulgação
Informações Fiscais e Tributárias
Eventos
Entidades em Geral
Normas Técnicas
Glossário
Dicas do Negócio
Características específicas
Bibliografia Complementar

Tamanho: 182Kb - Formato: PDF/Zip
Fonte: SEBRAE
« Voltar
 
Desenvolvido por:
Portal Big Belém - Aqui estão os melhores de Belém!
Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 428 - CEP: 66015-240
Batista Campos - Belém/PA
Fone: (91) 3263-0989
Sistema Antistress: